Nem todos têm a sorte de ter um trabalho que corresponda à sua vocação, que os cumpra e os faça felizes. Mesmo que tudo tenha começado positivamente e tenha ficado satisfeito com o seu trabalho durante muito tempo, as mudanças no ambiente de trabalho, novos superiores ou colegas, mas também as características pessoais podem contribuir para uma perda de desejo pelo trabalho. Isso por si só pode não ser motivo para procurar um novo emprego. Mas se o seu trabalho o está te deixando doente, é o momento de repensar a sua situação. Os seguintes sinais podem alertá-lo.
- stress e exigências excessivas
Sofre de stress crónico e sente-se constantemente sobrecarregado. A sua agenda está pesada. Um prazo segue-se ao seguinte, as horas extraordinárias acumulam-se e não se sabe quando terminou o trabalho a tempo ou quando gozou umas férias relaxantes. A acessibilidade constante via correio electrónico e telefone é um grande contribuinte para o seu stress.
- ou tédio
O oposto, nomeadamente o tédio, não é realmente melhor. Apenas se senta no trabalho durante horas, não tem nada de significativo para fazer e mesmo a sua própria iniciativa não o leva a lado nenhum. Não há oportunidades para se desenvolver ou para enfrentar desafios. - sem pausas, sem fins-de-semana
Não faz quaisquer pausas, ou quase nenhuma, mas tem de usar este tempo para trabalhar nas suas tarefas. E embora já anseie pelo fim-de-semana de terça-feira, não tem descanso do seu trabalho ao sábado e domingo – mesmo que sejam apenas os seus pensamentos ou conversas com a família e amigos que giram sempre em torno do único tópico irritante. - ambiente de trabalho
Há sempre uma má atmosfera no trabalho. A relação com o seu chefe pode ser descrita como “gelada” em dias bons. É assediado, intimidado e não recebe qualquer apreciação mesmo por um excelente trabalho. A situação é semelhante entre si e os seus colegas e tem a sensação de que os problemas não são comunicados directamente, mas sim nas suas costas. - absenteísmo
As suas ausências estão a aumentar. Procura desculpas para se manter afastado do trabalho. Ou se compõe de pequenas dores ou se está realmente doente. Dores de cabeça, dores de costas e doenças psicológicas como a depressão ou distúrbios de ansiedade podem ser o resultado de uma sobrecarga profissional. Este é provavelmente o sinal mais claro de que o seu trabalho o está a deixar doente e algo precisa de mudar.
Talvez tenha desejado desistir por algum tempo. Evidentemente, esta decisão não deve ser apressada. Mas o que o impede de voltar a navegar nos anúncios de emprego ?
Como a psicoterapia pode ajudar quando o trabalho esta te adoecendo?
A psicoterapia pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar as pessoas a lidar com os efeitos negativos do trabalho sobre a saúde física e emocional. Algumas maneiras pelas quais a psicoterapia pode ajudar incluem:
- Identificar as fontes de estresse no trabalho: A psicoterapia pode ajudar a identificar as fontes específicas de estresse no trabalho e desenvolver estratégias para lidar com essas fontes.
- Aprender técnicas de gerenciamento de estresse: A psicoterapia pode ajudar a aprender técnicas de relaxamento, meditação e respiração profunda para ajudar a lidar com o estresse.
- Melhorar a autoestima e a autoeficácia: A psicoterapia pode ajudar a melhorar a autoestima e a autoeficácia, o que pode ajudar a lidar com os desafios do trabalho.
- Melhorar as habilidades de comunicação: A psicoterapia pode ajudar a melhorar as habilidades de comunicação no trabalho, o que pode ajudar a resolver conflitos e melhorar as relações com colegas de trabalho.
- Tratar problemas de saúde mental: A psicoterapia pode ajudar a tratar problemas de saúde mental, como transtorno de ansiedade ou depressão, relacionados ao trabalho.
- Identificar e mudar crenças limitantes : A psicoterapia pode ajudar a identificar e mudar crenças limitantes sobre o trabalho e sobre si mesmo,que possa estar impactando negativamente a sua saúde.
- Desenvolver uma perspectiva mais equilibrada e saudável: A psicoterapia pode ajudar a desenvolver uma perspectiva mais equilibrada e saudável sobre o trabalho, o que pode ajudar a evitar o burnout e aumentar a satisfação no trabalho.