Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

O transtorno obsessivo compulsivo(TOC) está classificado no rol dos transtornos ansiosos e se caracteriza por pensamentos que invadem a pessoa de forma repetitiva, intrusiva e sem um sentido racional, lógico. As pessoas que sofrem de TOC frequentemente apresentam pensamentos invasivos e seguem com rituais que tem como objetivo neutralizar um pensamento ruim.  Elas precisam realizar um ritual para que o pensamento negativo não aconteça.

As compulsões são os comportamentos repetitivos que as pessoas executam como consequência dos pensamentos obsessivos e invasivos, ou seja, é o ato de tentar evitar que os pensamentos se concretizem (ex. verificar se o gás está fechado várias vezes; verificar se fechou a porta repetidamente; lavar as mãos inúmeras vezes, etc). As pessoas com TOC tem senso crítico sobre seus rituais e pensamentos, mas não conseguem controlá-los. 

As causas exatas do TOC ainda não são completamente compreendidas, mas a pesquisa sugere que pode ser devido a uma combinação de fatores biológicos, genéticos e ambientais. Alguns estudos apontam para uma disfunção em áreas do cérebro que controlam a ansiedade e o comportamento compulsivo.

Existem diversos tipos de tratamentos disponíveis para o TOC, incluindo:

  • Terapia cognitivo-comportamental (TCC): É a forma de terapia mais comumente utilizada e tem mostrado ser eficaz no tratamento do TOC. A TCC ajuda a pessoa a identificar e mudar os pensamentos e comportamentos negativos que estão contribuindo para o TOC.
  • Terapia de exposição e resposta prevenção (ERP): Essa forma de terapia envolve expor a pessoa às suas obsessões de forma gradual e ensinar técnicas para resistir à realização de comportamentos compulsivos.
  • Medicação: Os medicamentos como os inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS) e os inibidores da recaptação de serotonina e noradrenalina (IRSN) são comumente usados para tratar o TOC. Eles atuam aumentando os níveis de serotonina e noradrenalina no cérebro, o que pode ajudar a reduzir a ansiedade e os sintomas do TOC.
  • Terapia de aceitação e compromisso (ACT): Essa forma de terapia ensina a pessoa a aceitar suas obsessões e compulsões e a se concentrar em seus objetivos e valores mais importantes, em vez de lutar contra os sintomas.
  • Mindfulness: A prática da atenção plena pode ajudar a reduzir a ansiedade associada ao TOC, e aliviar as obsessões e compulsões.
  • Terapia ocupacional: Pode ser útil para desenvolver habilidades para lidar com as dificuldades cotidianas causadas pelo TOC.
  • Psicoterapia familiar: Pode ser útil para trabalhar com questões relacionadas ao TOC que afetam a dinâmica familiar.
  • Psicoterapia com acompanhamento farmacológico: Combinação de tratamento com terapia cognitivo-comportamental e medicação pode ser mais eficaz para alguns indivíduos.

Não existe um tratamento único que seja considerado o melhor para todos os indivíduos com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC). O tratamento ideal pode variar de acordo com as necessidades individuais e pode incluir uma combinação de diferentes abordagens.

Dito isso, a terapia cognitivo-comportamental (TCC) é considerada a forma mais eficaz de tratamento para o TOC. A TCC ajuda a pessoa a identificar e mudar os pensamentos e comportamentos negativos que estão contribuindo para o TOC. A terapia de exposição e resposta prevenção (ERP) também tem mostrado ser altamente eficaz no tratamento do TOC, e é frequentemente combinada com a TCC. A medicação também pode ser usada para tratar o TOC e pode ser prescrita pelo médico para aliviar os sintomas.

Agende agora!

Marque a primeira consulta na nossa agenda online.