Ansiedade

A ansiedade é algo comum nos seres humanos, mas ela passa a ser patológica quando causa um sofrimento intenso e prejuízo a vida da pessoa, seja em suas relações interpessoais, familiares e de trabalho, somatizando doenças ou mesmo restringindo sua vida por causa dos sintomas. Existem muitos estudos que indicam a ansiedade como o transtorno da vida moderna. Isso é perfeitamente entendido quando analisamos o contexto de vida atual onde as pessoas estão diante de tantas cobranças, seja no trabalho, em casa, e acabam se sobrecarregando.

A sociedade moderna acaba por demandar demais das pessoas, estimulando a competitividade, o alto padrão de desempenho e o consumismo, é preciso ter para ser feliz e estar bem. A ansiedade, então, podeser explicada como um sentimento de apreensão no qual a pessoa fica sempre em alerta, normalmente antecipa acontecimentos de forma negativa, surge então sentimentos de medo e angústia, além de sintomas físicos como: taquicardia (coração acelerado), sensação de morte iminente, suor frio, fadiga, falta de ar, tremores, inquietação, náuseas ou diarréia, irritabilidade entre diversos outros sintomas.

Um tipo de ansiedade muito comum é a agorafobia, surge um medo intenso quando a pessoa se depara em lugares ou situações que deseja sair ou quando percebe que não tem alguém que possa lhe ajudar naquele momento caso precise. Também pode ocorrer antecipadamente, ou seja, a pessoa sente medo de passar por esses sentimentos e acaba desencadeando a ansiedade antes mesmo de qualquer evento desencadeador e isso pode acarretar um evitamento dessas situações ou lugares, por exemplo:  Medo de elevadores, de viajar de avião, medo de multidões.

O tratamento nesses casos é o acompanhamento psicológico e em alguns casos psiquiátrico.

Agende agora!

Marque a primeira consulta na nossa agenda online.